Vivemos no melhor país do mundo onde tem muita alegria, praias maravilhosas, cachaça, mulher gostosa (graças a Deus), povo feliz e principalmente carnaval. Mas na verdade tudo isso não passa de uma farsa para que o Brasil tenha uma imagem impecável no cenário internacional.O Brasil não é um país de todos, é um país de excluídos e preconceituoso. Se acaso você não tiver uma beleza de padrão “global”, cabelinho liso, penteado de ladinho, olhos claros, ou seja, a popular boa aparência você será visto de outra maneira na qual não preciso citar já que muita gente conhece.
A pessoa que tem a pele mais escura ou mais clara, gorda, magra, usa óculos, não ouve música de massa (sou um desses que não ouve o que passa nas rádios), não veste roupa da moda ou de marca, católico ou evangélico (guerra santa), gay, ou seja lá o que for, a pessoa sofre preconceito de uma maneira ou de outra. Tem que assistir Malhação e ter aquele povo como modelo de beleza.
Para reforça o que estou dizendo, vi uma matéria num certo canal televisivo em que um político respondeu a pergunta feita por uma cantora com uma forma preconceituosa. A pergunta foi se acaso o filho dele tivesse uma namorada negra ele aceitaria o relacionamento. A reposta foi que o filho dele não faria isso, pois, ele não foi educado da mesma maneira que ela e depois ainda criticou o pai dela que foi Ministro da Cultura.
Outros casos mais comuns são de pessoas que são praticamente perseguidas nas lojas de roupas pelos seguranças das mesmas. Parece zagueiro de time de futebol que foi encarregado de marcar o Ronaldinho Gaúcho. Quando entra em um corredor para ver uma roupa, lá está ele, vai para outro e por acaso o mesmo cara está lá. Coincidência não? Sem contar o tratamento na hora de ser atendido.
Enfim, esqueçam essa coisa de país tropical, que foi abençoado por Deus. Isso é só estética, a realidade é outra. Devemos nos preocupar é com o que acontece internamente sem deixar de olhar como somos visto em outros países já que de certa forma dependemos deles e pessoas que trabalham com turismo dependem também desses que visitam terras brasileiras.